Dessa forma, o Politécnico se destaca por pensar as dimensões cidadã, profissional e humana de seus alunos, e contribui muito para isso a diversidade de oportunidades de projetos com a qual o colégio conta. Atualmente, estão em desenvolvimento 53 projetos de ensino, 40 de pesquisa, 45 de extensão e um de desenvolvimento institucional.
Não se trata apenas de quantidade de projetos, mas também de qualidade de ensino. Projetos como a Polifeira do Agricultor, Projeto Mais Coop: formação de lideranças para o cooperativismo; Floricultura Escola (Floresce); Cooperativa Escola (Cespol); Projeto Advanced farm 360°; ProjetoCuidados com animais em situação de abandono; e o Polivozes – Coral do Colégio Politécnico, oferecem uma conexão importante com a comunidade.
Para exemplificar a importância desses projetos, a Polifeira faz uma ponte entre campo, cidade e comunidade, com atividades que vão desde a testagem de agrotóxicos, passando por diversas ações experimentais e de extensão e chegando até a comercialização dos produtos. Isso não deixa dúvidas de como o Politécnico colabora para uma sólida formação tanto para o mundo do trabalho como para a continuidade dos estudos em nível superior.
Independentemente do nível de ensino, os cursos oferecidos pelo Colégio Politécnico são em áreas relevantes para o mercado de trabalho e também para a área acadêmica. Por isso, trazem excelentes oportunidades para os estudantes depois de formados. No primeiro semestre de 2022, o Politécnico contava com mais de 2,3 mil estudantes matriculados entre Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Proeja/Fic e Pós Graduações.
Os cursos técnicos oferecidos abrangem sete eixos tecnológicos, com 16 cursos presenciais (Administração, Agropecuária, Agricultura, Agricultura de Precisão, Alimentos, Comércio, Contabilidade, Cuidados de Idosos, Enfermagem, Farmácia, Geoprocessamento, Informática, Meio Ambiente, Paisagismo, Secretariado e Zootecnia) e dois de Ensino à Distância (Cooperativismo e Fruticultura).
Em relação ao Ensino Superior de Tecnologia, são oferecidos quatro cursos de graduação presenciais (Geoprocessamento, Sistemas para Internet, Gestão Ambiental e Gestão de Cooperativas). Os alunos desse nível de ensino podem seguir na vida acadêmica depois, concorrendo, por exemplo, em seleções de mestrado, pois seu nível de ensino corresponde à graduação.
Em 2022, em uma parceria com o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, o Colégio também passou a oferecer oportunidades aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do Proeja/FIC. São oferecidos dois cursos presenciais (Agente de Desenvolvimento Cooperativista e Assistente Administrativo).
Para quem deseja uma inserção na área acadêmica, o Politécnico também conta com um destacado Programa de Pós-Graduação no qual existem a Especialização em Geomática e o Mestrado em Agricultura de Precisão.
Matrículas: O número de vagas é definido no edital do Processo Seletivo, que ocorre anualmente. O edital para ingresso em 2023 está aberto e as inscrições vão até o dia 21 de novembro. São oferecidas mais de 720 vagas para os cursos Técnicos e 35 para o Ensino Médio. Na graduação, serão 170 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU.
Para o Ensino Médio e Cursos Técnicos, o conteúdo das provas é o do ensino fundamental. Já para os Cursos Técnicos na modalidade pós-médio, as provas são referentes ao conteúdo do Ensino Médio. Já o ingresso nos cursos de graduação ocorre por meio do SISU, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
SAIBA MAISEndereço: Avenida Roraima, 1.000, prédio 70, campus da UFSMTelefones: (55) 3220-8273, (55) 3220-8059 ou (55) 3220-9420, ramal 216.E-mail: [email protected]: www.ufsm.br/politecnico